Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Blog

Com a limpeza do sistema lagunar da Zona Oeste será possível ter transporte aquaviário no Rio

Segundo a Iguá Saneamento, com intervenções e investimentos adequados é possível melhorar a balneabilidade da região em 5 anos

A criação e implementação de uma rede de hidrovias em funcionamento no sistema lagunar da Zona Oeste do Rio de Janeiro, em médio a longo prazo, é um projeto viável, segundo o diretor de operações da Iguá Saneamento, Lucas Arrosti, que participou do1º Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção RJ (Abes Rio) e realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). As informações são do Valor.

Para Lucas Arrosti, com investimentos e intervenções técnicas, como reconstrução da profundidade dos canais e coleta de esgoto e saneamento é possível melhorar a balneabilidade das lagoas, e dessa forma, incrementar o turismo na região, além de viabilizar o transporte por hidrovias.

“Existem estudos para uso de hidrovias. Hoje isso é impossível por causa da baixa profundidade dos canais. No entanto, com um trabalho de reconstrução dos canais e do espelho d’água isso vai ser totalmente factível”, afirmou o executivo durante o evento.

A Iguá Saneamento, que ofereceu uma outorga de R$ 7,286 bilhões, quando venceu a disputa pelo Bloco 2 do leilão da Companhia de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae), fornece abastecimento de água e esgotamento sanitário e serviços complementares a mais de 1,2 milhão de pessoas, na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. A empresa, que assumiu o controle das operações de saneamento em 7 de fevereiro, atuará ainda em Miguel Pereira e Paty do Alferes, após cumprir a limpeza do complexo lagunar da zona oeste, uma das condições da concessão.

Pacto de Resgate Ambiental - 2022

Flag Counter