Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Blog

RIO+20, um privilegiado momento de convocação à nossa comunidade para a ação.

LAGOA VIVA E O Pacto de Resgate Ambiental Local

“AMPLIANDO PERSPECTIVAS PARA UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL”

O LAGOA VIVA E A SUA PRINCIPAL INICIATIVA O MOVIMENTO EVOLUTIVO PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, agradecem a todos que tornaram possível a realização de mais um seminário voltado para o cuidado ambiental local.

Selecionado pela Comissão de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20 foi realizado no dia 16 de junho/2012, na Arena HSBC, na Barra da Tijuca.

O seminário contou com a presença e participação de autoridades, universitários, empresários, professores e profissionais ligados às questões ambientais e de sustentabilidade, que ministraram excelentes palestras, respondendo as perguntas do público.

O Mestre-de-Cerimônia, Alexandre Rodrigues, fez a abertura oficial do evento. Em seguida, a apresentação do Coral Encanta Rio 2, do condomínio Rio 2 que, sob a regência de Luiz Lima, cantou o Hino Nacional e a música Sal da Terra, de Beto Guedes.

A primeira palestra foi a “Palestra Motivacional” com o publicitário Toni Lourenço, especialista em criatividade publicitária, marketing motivacional, consultoria e análise de mercado, avaliação de cenário, recomendações estratégicas, palestras empresariais e engenharia de negócios.

Em seguida, a palestra “Responsabilidade Sócioambiental Empresarial”, ministrada pelo Diretor de Marketing da Construtora Carvalho Hosken, Ricardo Corrêa.

A palestra Magna foi ministrada pelo ex ministro do Meio Ambiente, o Deputado Federal José Sarney Filho (PV-MA) , que é Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Em seguida, Henrique Cortez, editor do Portal ECODEBATE, apresentou o tema “Rio+20 e daí”!

“Usos sustentáveis para a Lagoa de Marapendi” foi o tema da palestra do Oceanógrafo David Zee.

Já o Ecólogo Mario Moscatelli, falou sobre a poluição e os problemas do Sistema Lagunar de Jacarepaguá.

A palestra “Direitos Humanos Fundamentais e Meio Ambiente – Agenda 21 e Erradicação da pobreza” foi ministrada por Wanderley Rebello Filho, que é Diretor da OAB e Presidente da Comissão de Esporte e Meio Ambiente do Comitê Olímpico Brasileiro.

A professora e Doutora Marianina Impagliazzo ministrou a palestra “ SUSTENTABILIDADE: Uma questão de mudança de atitude”.

O empresário Beto Filho, da ONG Alto Astral, falou sobre o tema “Astral Saúde Ambiental”.

O Professor Adacto Ottoni, Assessor de Meio Ambiente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de janeiro (CREA-RJ), apresentou o tema “Desafios para a Sustentabilidade Ambiental da Bacia Hidrográfica do Sistema Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá“.

“Consumo Sustentável e a Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil” foi o tema da palestra ministrada por Felipe Brasil, da Universidade Estácio de Sá

A última palestra foi com Renato Velloso, do Instituto Lagoa Viva, que apresentou o “Projeto Zeróleo” e, para fechar o evento, houve sorteio de brindes, com kits da Água de Cheiro para os participantes do “Pacto de Resgate Ambiental Local “.

O Seminário contou com a cobertura dos alunos de Cinema da Universidade Estácio de Sá, coordenado pelo professor Flávio, para a produção de um documentário sobre o seminário.

A decoração com lindas flores em PET ficou por conta da artista plástica e empresária Cristina Silva.

Nossa gratidão especial à equipe de produção, Laudeyr, Luiz Carlos, Renato, Layla, Marco António, Marcelo, Valéria, Consuelo e seus voluntários da FIJ, a Coordenadora de Marketing Ambiental da Estácio Valéria, o Professor KERN, o Vicente e principalmente aos participantes.

O Presidente do Lagoa Viva, Donato Velloso, agradeceu a todos presentes, a sua equipe de produção e prestou homenagens aos palestrantes, aos parceiros da entidade, aos patrocinadores CARVALHO HOSKEN, MULTIPLAN, OAS, CCRIOBARRA, RJZCYRELA, BARRASHOPPING OPPING, CALÇADA e apoiadores do evento, com a entrega de uma bela lembrança de registro pela data tão especial e um kit da Água da Cheiro para cada um dos presentes.

São doze anos comprometidos com a construção de um território sustentável.

Precisamos unidos buscar mecanismo que possam nos oferecer  um lugar prazeroso de se conviver com mais justiça social, participação, oportunidade para todos , educação, cultura, liberdade, moradia, saúde, acessibilidade ou seja, o tipo de avanços tecnológicos que possam trazer qualidade de vida para todos nós, sem comprometer as diversas formas de vidas neste belo cenário natural de florestas, rios, lagoas e praias.

Seminários como este proporcionam a articulação entre os diversos segmentos sociais, mais uma oportunidade  de convergência de valores, convicções, vontades e exemplos de inovação ecologicamente correto na busca de novos indicadores que possam avaliar as verdadeiras riquezas que o bem estar dos seres vivos.

Salientando a relação dos temas abordados numa perspectiva de sempre buscar novos atores num mundo em constate transformação que fundamentados estarão se inserindo nestes debates e práticas. Vamos estimular vontades para mudanças e planejar ações que potencializem o processo de mobilização participativa dos segmentos a comunidade local.

Ao difundir  conhecimentos na abordagem de temas relevantes a atualidade nos leva a crer que estamos no caminho certo, que possibilite uma reviravolta ambiental local bem sucedida , dando um sentido mais promissor a tudo quanto pensamos e praticamos buscando melhor habitat, pois o que fazemos aqui vai também atingir outros lugares.

Este seminário é o Fruto do LAGOA VIVA e do PACTO DE RESGATE AMBIENTAL LOCAL, uma estratégica e reconhecida iniciativa que há doze anos vem convocando  e unindo governos, empresariado, mídia, ongs, escolas, entidades e comunidades para o cuidado ambiental local, que nos conduz para um território mais sustentável.

Poder viver e participar da RIO+20, um privilegiado momento de convocação á nossa comunidade para a ação.”

– Donato Velloso (Presidente do LAGOA VIVA/MEPRA)

(Neri Paula – INICIO DOS TRABALHOS DO LAGOA VIVA NA RIO + 20. A… | Facebook )
((133) RIO+20 LAGOA VIVA – YouTube)

Pacto de Resgate Ambiental - 2022

Flag Counter