Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Blog

XX Encontro Pacto de Resgate Ambiental : Por uma bacia hidrográfica sustentável, dia (24/11)

Fundado no I ENCONTRO em 8/12/2000, o Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL (MEPRA) vem ao longo de sua história, vinculando entidades representativas, lideranças, formadores de opinião, empresas, clubes, mídia, ongs e principalmente cidadãos, que já reconhecem o MEPRA/LAGOA VIVA como referencial reconhecido por seu empenho na formação do nosso SUBCOMITÊ de bacia hidrográfica, sua importância na abordagem estratégica e positiva dos preceitos sustentáveis, disseminando conhecimentos, estimulando ações voltados para o cuidado ambiental local, através do site, projetos, seminários, premiações,palestras, artigos,publicações, mídia e redes sociais.

São 21 anos perseverando, mas agora, registramos confiança num futuro próximo/promissor, de unidos mudarmos o triste cenário de degradação ambiental, em especial, por conta das intervenções de responsabilidade da nova concessionária IGUÁ, completar o saneamento na AP4, a dragagem das lagoas, monitoramento, possibilitando o transporte hidroviário, acesso público para lazer, esporte, incremento do turismo e valorização patrimonial do nosso território.

O nosso objetivo é engajar novos atores em iniciativas voltadas para o cuidado ambiental local, cada pessoa, cada entidade/empresa se reinventando a sua maneira, reexaminando conceitos e crenças para gerar práticas voltadas para os preceitos sustentáveis, de acordo com as novas formas de convívio e novas tecnologias, que requer o sentido de união/urgência para mudanças comportamentais, pós pandemia, de cuidar dos nossos próprios desafios, implementar medidas mitigadora às mudanças do clima, conciliando bem estar, justiça social, economia inclusiva e responsabilidade ambiental.

Conhecimento, sempre é bem vindo, nos levam a fazer uso de novos saberes, que ampliam nossa percepção e nos preparam para tomadas de decisões, consensuais, firmes, equilibradas, objetivas, garantia de intervenções práticas bem fundamentadas e eficientes.

Participe e aproveite a oportunidade de atualização de temas sustentáveis relevantes e das intervenções ambientais tão almejadas e necessárias para a nossa região

Na convicção de que nosso PACTO DE RESGATE AMBIENTAL “Por um território sustentável” coloca diante de nós uma rica gama de potenciais para a tão desejada revitalização e conservação permanente de nossas florestas, mananciais, rios e lagoas.

O caminho rumo à transição para um território sustentável, pacífico e inclusivo é possível é o que estamos perseverando há 21 anos.

Junte-se a nós, sem medo!!!

Nós unidos, somos capazes!!!

Donato Velloso.

Diretor Executivo do MEPRA/LAGOAVIVA

 

SERVIÇO:

XX Encontro Pacto de Resgate Ambiental : Por uma bacia hidrográfica sustentável, dia (24/11)

LOCAL: ITANHANGÁ GOLFE CLUBE

ESTRADA DA BARRA DA TIJUCA, 2005

DIA: 24/11/2021, des 8h30 às 13h00

Às inscrições são limitadas e gratuitas (100 presenciais)

Link de acesso, divulgação a partir do dia 22/11/2021

Confira a programação e garanta seu lugar.

 

Programação:

8h30: Café de boas vindas

 

9h: Abertura.

Cerimonial: Robert Barbosa, Dir. Relações Governamentais do SPC Rio

Palavra do Presidente: Donato Velloso, MEPRA/LAGOA VIVA

Boas Vindas do Presidente do Clube André Carrazzoni Wilczec

 

9h10: Mesa de Abertura. Coordenação Eng.Carlos Favoreto, CEO da ECP.

Senador Ney Robson Suassuna: Presidente da ACIBARRA

Vereador; Carlo Caiado: Presidente da Câmara de Vereadores do RJ.

Jose Alexandre Maximino: Promotor de Justiça do MPRJ

Flávio Francisco Gonçalves, Subsecretário de Conservação de Biodiversidade e Mudanças do Clima, SEAS; Sergio Mantovani, Subsecretário de Saneamento Ambiental SEAS.

 

10h: 1º Painel Temático: A biodiversidade cuidada, seu valor e papel do nosso Subcomitê: Mediadora: Eng. Eloisa Torres, Pres. do Subcomitê de Jacarepaguá e Eng. José Paulo Soares de Azevedo, Professor da COPPE/UFRJ e Comitê Baia da Guanabara, Eng. Nelson Rodrigues dos Reis Filho D.Sc em Engenharia Civil COPPE/UFRJ

 

10h40: 2º Painel Temático; A responsabilidade é de todos os segmentos sociais. Mediadora, Cristina Pinheiro, Coordenadora Estadual do Movimento Nacional ODS, Eng.Joper Padrão do Espírito Santo, Ex Pres. da ABES e Oceanógrafo David ZEE, Apresentação da Iguá.

 

11h40: 3º Painel Temático: Intervenções presente e futura na AP4: Moderador Eng. Ayrton Xerez: Eng. Márcia Baccarini, Ger. da Região Litorânea Oeste da CEDAE, Nuno Cunha e Silva da ALEVINUS BIOTECNOLOGIA, Mirian Crapez, Doutora da UFF e Eng Paulo Roberto Rodrigues, Projeto Parque Orla da Lagoa da Tijuca

Mini Exposição do artista plástico Alexander Pacheco

 

12h40: Protocolos de Vinculação ao MEPRA.

ACIBARRA, ACIBARRINHA, ACIJA, AMAR, ABM, CCBT, MARINA BARRA CLUBE, AMAGIGÓIA, ITANHANGÁ GOLF CLUBE, OAB BARRA, ANI, CANAL DO RIO, PORTAL BARRALEGAL, AIB, SOAMAR, ORLARIO, Confraria da Barra, AMA- IL, ASAq.

Cobertura do CANAL DO RIO, Vinícius Roseira, Diretor Presidente.

Visite o nosso site. www.pactoderesgateambiental.org

Protocolos de segurança COVID19, de acordo com os decretos em vigor na data.

Pacto de Resgate Ambiental - 2022

Flag Counter